Conservação preventiva [1]
A degradação dos documentos audiovisuais pode, como já foi verificado, ocorrer por variados factores e é necessário que os profissionais da informação os consigam prever e controlar. Para tal, será bastante proveitoso que estes profissionais tenham conhecimentos acerca do material que compõe o recurso, bem como das possíveis causas de degradação.
A conservação preventiva surge quando se tentam conhecer estes factores, tentando eliminá-los ou reduzi-los para que o suporte se prolongue durante o tempo necessário.
O conhecimento dos profissionais permite agir de forma preventiva de modo a evitar ou minimizar os processos de deterioração e danos, prolongando assim o tempo de vida do património audiovisual.
Para tal, será necessário, fazer-se a identificação e análise de risco para colecções tendo em consideração vários factores e não esquecendo as políticas e procedimentos internos da instituição no qual está inserido o património.
[1] CASSARES, Norma Cianflone - Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial, 2000. 70 p.