Preservação audiovisual
Os documentos audiovisuais misturam som e imagens e necessitam de um dispositivo tecnológico para ser reproduzido, porém será importante entendermos exactamente qual o património audiovisual que existe.
O património audiovisual que se pode tornar de interesse para preservar e conservar pode incluir som gravado, rádio, filme, televisão, vídeo ou outras produções que incluem imagens em movimento e/ou registos sonoros, quer tenham sido ou não intencionalmente concebidas para divulgação pública, objectos, documentos, trabalhos e elementos intangíveis relacionados com os documentos audiovisuais, quer vistas de um ponto de vista técnico, industrial, cultural, histórico ou outro; isto incluirá material relativo ao filme, radiodifusão e indústrias de gravação, como literatura, guiões, fotografias, cartazes, materiais publicitários, manuscritos, e artefactos como equipamento técnico ou roupas, conceitos como a perpetuação de ambientes em via de desaparecimento associados com a reprodução e a apresentação destes meios[1].
Um arquivo audiovisual[2] pode ser entendido como um local ou uma organização que tem o objectivo de coleccionar, administrar, preservar e fornecer o acesso a qualquer tipo de informação audiovisual.
Os documentos audiovisuais necessitam tal como os outros de cuidados de preservação e conservação. Estes são documentos muito frágeis e estão constantemente sujeitos a factores químicos e físicos que ao longo do tempo causam a degradação[3].
O primeiro passo na preservação audiovisual consiste na selecção[4] do que é importante preservar e para tal deve tentar entender-se o valor do documento para verificar se vale ou não a pena mantê-lo. Estes julgamentos são, como é óbvio, bastante subjectivos, mas muito necessários porque nunca será possível manter toda a produção existente, quer por falta de recursos financeiros quer espaciais. Isto deve ser obviamente um procedimento baseado em políticas escritas e que se fundamente numa visão futurista.
Para além do que já foi referido, os documentos audiovisuais possuem uma característica que os diferencia dos demais que consiste no facto de serem bastante lineares[5] sendo complicado identificar-lhes um princípio, um meio e um fim.
Os documentos audiovisuais dependendo do seu tipo podem deformar-se devido a vários factores[6], são eles: a hidrólise[7], degradação do suporte indicada pela síndrome do vinagre, deterioração causada pela temperatura, iluminação ou humidade inadequadas, oxidação, tracções e tensões excessivas, demasiada utilização dos materiais, mau acondicionamento, utilização de suportes com má qualidade, antiguidade do suporte, entre outros.
[1] EDMONSON, Ray - Uma Filosofia de Arquivos Audiovisuais [Em linha]. [Consult. 28 Dez. 2009]. Disponível em WWW: <URL:https://www.apbad.pt/Downloads/GT_Downloads/Audiovisuais.pdf> p.7
[2] Ibidem, p.9
[3] Ibidem, p. 30
[4] Ibidem, p.33
[5] BUARQUE, Dreer Buarque - Documentos sonoros: características e estratégias de preservação. In: Preservação audiovisual. [Em linha]. VIII CINFORM: Salvador, 2008. [Consult. 27 Dez. 2009]. Disponível em WWW: <URL:https://preservacaoaudiovisual.blogspot.com/2009/03/documentos-sonoros-caracteristicas-e.html>
[6] Idem
[7] Ver Glossário